Adolescência

Os pais amam os filhos, e como amam tanto, preocupam-se constantemente, e muito, e ambicionam o melhor para os filhos, muito também, às vezes até por demais.

Assim como os filhos sonham, os pais também sonham.
E muitas vezes, os sonhos são tão diferentes que as coisas que sonham a dormir, têm uma clara influência no modo como se relacionam acordados.

A Adolescência é sem dúvida um ciclo familiar que deveria vir acompanhado com umas saquetas efervescentes para os maus humores e as vontades de dar uns tabefes como se podia fazer quando eles não mediam 1,80mts.

Nas minhas sessões com pais, acabo sempre por ter a percepção de que são os pais de filhos adolescentes que mais se sentem sozinhos e por vezes até incapazes no desempenho da sua profissão de pai.

O que se passa afinal de tão complicado na adolescência que deixa pais e filhos à beira de um ataque de nervos?

O que se passa é que os filhos crescem, e os pais também (sim, os pais também crescem todos os dias).

Os filhos procuram descobrir o mundo e os seus trilhos, e os pais que já os palmilharam imensas vezes, que já conseguem os sítios exactos onde estão escondidas as armadilhas, não se privam de dar conselhos, de aconselhar o calçado adequado e inclusive se for necessário, acompanhá-los.

Os pais não podem retirar aos filhos a liberdade da descoberta. Mas é difícil, é tão difícil, é que aos olhos dos pais, eles continuam a medir 1,20Mts e ainda procuram colo quando se magoam.

A verdade é que se os filhos quiserem esfolar os joelhos sozinhos, criar o seu próprio mundo e ir contra tudo aquilo que os pais acreditam que é o melhor para ele, é muitas vezes sinal de que foram educados na perfeição, e que se tornaram em adultos, determinados,auto-confiantes e seguros.

E o colo dos pais? Esse, eles procuram sempre, para sempre.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s