Gerir o tempo? Nem com dois relógios?

 

O tempo é sem dúvida o bem mais precioso da actualidade. Sim, mais do que o dinheiro.

Termos a capacidade de tornar os nossos dias que cada vez mais têm o peso de 48 horas, em dias leves e frescos é meio caminho andado para uma vida mais tranquila e feliz.

Regra Basilar:

– Delegue, desenvolva um programa familiar, um horário e acima de tudo DIVIDA tarefas, se vivem quatro pessoas na sua casa, é responsabilidade dos quatro contribuírem para a manutenção do VOSSO LAR, tendo obviamente em conta a faixa etária de cada elemento da família.

As crianças podem e devem ser parte activa das tarefas. Além de lhes estimularmos a autonomia, estamos a reconhecer-lhes a importância e utilidade no funcionamento da nossa família.

 E não se esqueça: Se as coisas aparecerem feitas, ninguém vai perceber a necessidade de começar a fazê-las.

Dicas instantâneas para poupar no tempo e reduzir as possibilidades de entrar em stress emocional:

– Arrume a mochila do seu filho na noite anterior;

– Se todos os dias fizer uma limpeza por alto à sala, à cozinha e não deixar acumular o pó dos dias, não necessitará de perder todo o sábado ou domingo a fazer a chamada “limpeza geral”.

– A roupa não se passa toda sozinha? Pois não! Mas diga-me, vai usá-la toda de uma vez?

– Se é daquelas pessoas que toma banho todos os dias, faça-o à noite, além de ter uma influência importante no relaxar do corpo e ser um contributo para um sono mais descansado, evita ter  mais uma tarefa na sua check list mal acaba de se levantar.

– Depois de jantar deixe a mesa meia posta para o pequeno almoço, as tigelas, os copos, (tapados ou virados para baixo) a caixa dos cereais. Aqui diminui ainda a possibilidade de acabar com tigelas partidas pela manhã, é que os olhos por vezes mal abrem e os dedos ficam muito mais escorregadios.

– Escolha roupas práticas, para si e para os miúdos. E preferencialmente deixe-a escolhida de véspera . Se quiser levar isto à risca, seleccione a roupa que vai usar durante a semana (esta sugestão não resulta para nós mulheres).

Ah, e a receita infalível para sentirmos que todo o nosso tempo tem sido bem “gasto”  sabe qual é?

É sermos felizes. Dar utilidade à nossa vida, aos nossos dias.  Sermos os principais decisores do que fazemos com o nosso tempo e com nossa vida.

Seja feliz, a qualquer hora, é sempre tempo.

Cristina Fonseca

Anúncios

One thought on “Gerir o tempo? Nem com dois relógios?

  1. Cara Cristina,
    Sou leitora assidua do seu blogue uma vez que tenho especial interesse em materias relacionadas com a intervenção em familias. Gostaria de deixar neste espaço uma sugestão – porque não colocar “sugestão de leitura” relacionadas com esta temática?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s