Quatro Princípios

Os quatro principios da parentalidade positiva

Nas sessões com as “minhas” famílias, encontro-as algumas vezes já com níveis elevados de ansiedade, cansadas e perdidas, sinto que a maioria das vezes procuram  uma qualquer receita mágica que à semelhança do agitar e beber seja prática  e permita obter resultados instantâneos.
Não existem receitas mágicas, nem milagrosas. No entanto, a magia e o milagre andam por vezes de mão dada com os seguintes princípios:
 
Reagir com amor
Mais do que como a criança se comporta, as maiores dificuldades na parentalidade surgem quando os pais têm de reagir  ao comportamento das crianças. Reaja sempre com amor. 
 
Parentalidade Consciente
Tenha a capacidade de ter em conta a sua vida, os seus dias, no seu todo, e não apenas os seus momentos como pai ou mãe, adquira as competências necessárias à leitura dos seus sinais de ansiedade, identifique os seus “instigadores” de stress e desenvolva estratégias para os eliminar,impeça que um dia menos feliz e mais agitado no trabalho,se transforme numa noite caótica em casa. Não tem de ser assim.
 
O ponto de vista do seu filho
Acredite que quando começar a analisar o comportamento e as atitudes do seu filho pelo ponto de vista dele, as coisas tornam-se bem mais fáceis. Acabará por desenvolver a sua empatia, e o seu filho vai sentir-se ouvido e compreendido. Já viu bem o mundo que pode separar o ouvir do compreender?
 
Validar os sentimentos do seu filho
Lidamos imensamente melhor com as coisas que conhecemos certo?
Reconheça ao seu filho o direito de chorar, gritar, sentir-se irritado e zangado. Ele tem esse direito.
Diga “ eu sei que estás zangado”, “ eu compreendo que estejas triste”, permita-o conhecer os  sentimentos, e sobretudo deixe-o sentir que você entende, que você respeita, que não existe certo nem errado, quando sentimos as coisas cá dentro.

Cristina Fonseca
 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s