Motivar para explorar: O mundo é deles!

 Trepar árvores, fazer novos amigos, experimentar alimentos e pratos novos, aprender a nadar, estão na lista de um sem número de actividades que ajudam a que as nossas crianças se sintam crescidas e capazes.

Algumas crianças tendem a ser mais tímidas e receosas quando se deparam com novas experiências, outras tendem a ficar ansiosas quando se vêm forçadas a ter que agir ou reagir perante uma situação nova, nesta altura, os pais, que querem muitos que os filhos sejam capazes, costumam ter uma frases que julgam milagrosas (porque se usam desde sempre):“anda lá, não sejas mariquinhas”, “estás com medo de quê?” “o que se passa contigo? Não vês que os outros meninos se estão todos a divertir”?

Ora o único problema desta tentativa de frases motivadoras é que por vezes têm precisamente o efeito contrário, como tal deixo-vos algumas estratégias que a meu ver, têm bastante mais sucesso.

Afaste-se e deixe-a explorar. Mantenha a simples distância de segurança. Sem se sentirem pressionadas e observadas as crianças tendem a explorar ao seu ritmo.

Evite dar indicações, “vai por ali”, “sobe para aqui”, “por o outro lado é melhor”. O ritmo é deles, são eles que decidem o que sentem seguros para fazer.

Evite desvalorizar as conquistas “estás a ver? Tinhas tanto medo para quê?”, “ custou alguma coisa?” teça antes observações que demonstrem competência “vi que conseguiste”.

Evite recordar más experiências “lembras-te quando quiseste ir por ali com a bicicleta, acabaste por cair e esfolar os joelhos?”. O objectivo é fazer com que se sintam capazes e não recordar-lhes quando o não foram.

Peça ao seu filho para lhe ensinar algo que ele já saiba e goste de fazer. Deixe-o assumir a liderança.

Crie situações em que o seu filho possa aprender e explorar coisas novas, museus, exposições, ou outras regiões com gastronomias diferentes. Conheçam o mundo, mesmo que seja pertinho de casa. Criem memórias juntos.

E com o tempo verá que conseguiu atingir dois dos mais importantes princípios da parentalidade: Proteger e preparar para o mundo. 

Cristina Fonseca

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s