A vida inteira nas tuas mãos…

pactodv

Quando nasce um filho, nasce uma mãe, nasce um pai, nasce uma família.

Os pais olham para aquelas mãos em miniatura e sabem que ela segura o coração de ambos, sabem que o mundo é agora um lugar novo e que a palavra aventura também vai viver lá para casa.

Das fases da exaustão total, à dependência absoluta, passando pelo desespero dramático (sim, os pais também são uns exagerados), todos os dias há um pai e uma mãe que se reinventam, que para travar uma birra no supermercado ou para evitar a choradeira na hora de comer a sopa, fazem coisas que nunca se imaginaram a fazer e que sempre disseram que nunca fariam e isso é bom.

Felizes os filhos dos pais que se ajustam, que não seguem todas as regras e que até fazem batota.

A literatura está cheia de teorias sobre parentalidade positiva, regras e estratégias para gerir e modificar comportamento (e atenção que a sua maioria resulta). Existem inclusive manuais que nos ensinam a “ser pais” e não me canso de pensar no quão horrível seria, se os pais se comportassem da mesma forma, com os mesmos níveis de stress ou de passividade e se ainda por cima soubessem todas as respostas para as perguntas difíceis que os filhos fazem, 10 minutos antes de ir para a cama. Aventura, lembram-se? Foi isso que assinaram.

O que vos quero dizer é que a única teoria que devem religiosamente seguir é a que resulta com a vossa família, a que vos fizer sentido, a que vos fizer feliz.

E que o segredo de uma família feliz começa na presença, no afecto, no toque, no reinventar todos os dias e no cumprir de todas as promessas que fizeram em silêncio ao vosso coração, quando olharam para o vosso filho pela primeira vez, naquela dia em que as pequenas mãos cerradas guardaram para sempre o segredo da vossa felicidade.

Sejam felizes!

Cristina Fonseca

Anúncios

One thought on “A vida inteira nas tuas mãos…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s