Educar para a gratidão dos dias…

“Socorro: somos todos uns privilegiados!”

Apresente-lhe um mundo “diferente”Apresente-lhe um mundo em que a chuva é importante para as plantas, para os alimentos e em que usar galochas é divertido. Apresente-lhe todos os lados possíveis de todas as coisas. Explique-lhe como é que a comida chega à nossa mesa. Fale da importância dos pequenos almoços em família.

Viva uma vida simples – De que importa se os amigos têm um ecrã plasma com definição HD, de que importa que os filhos dos seus amigos tenham a nova consola de jogos? Explique-lhe que as coisas mais importantes são os tempos que passam em família e não em frente a uma televisão ou presos a uma consola de jogos.  Vivam uma vida simples, mas vivam-na em conjunto.Gratidão

Ensine acções Ensine o Obrigado. Ensine-o a estar presente quando os outros passam por momentos difíceis, ensina muito mais facilmente estando presente também. Ensine que fazer bolachas ou um qualquer outro miminho pode ser uma forma de agradecermos a quem nos ajudou e a quem nos faz feliz.

Enviem Postais –  Escrevam e enviem postais ou cartas de agradecimento aos que estão mais longe ou aos que estão mais perto. Ponham o vosso agradecimento por escrito, “obrigada por fazeres parte da minha vida”, “ obrigada por me ajudares a estudar” .

Agradeçam a vida – Ensine ao seu filho a importância de estar vivo, de acordar todos os dias com um mundo de possibilidades à sua frente.

Seja um modelo de gratidão – Criem um jornal/diário da gratidão e escrevam todos os dias os acontecimentos e momentos pelos quais estão agradecidos. “agradeço termos passado aqueles minutos depois de jantar juntos”.

E ensine-o a respeitar a vida e tudo o que dela faz parte, as pessoas, os animais e as plantas.

 

Anúncios

One thought on “Educar para a gratidão dos dias…

  1. Pingback: ‘Educar para a Gratidão’ | Artigo ♥ | Psicólogos e Psicologias

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s