O bater é a “birra” dos pais

Gntc

À luz das investigações científicas já foi comprovado vezes sem conta que bater é uma estratégia disciplinar ineficaz, é emocionalmente prejudicial e fisicamente pode provocar danos motores e cerebrais.

Bater, além de provocar dor física, emocional, sentimentos de humilhação e ausência de valor, demonstra ao seu filho que você não tem outras estratégias e não está sequer disposto a procurá-las por ele. Ensina-lhe que sempre que ele não souber gerir uma situação, pode também ele agredir o foco do seu desconforto, à semelhança do que acontece em casa.

Ficam algumas estratégias que além de o educarem a educar o seu filho, permitem manter a qualidade e respeito da vossa relação.

1. Crie uma área para acalmar. Quando os pais e os filhos estão exaltados, stressados e irritados, mais importante do que saber como reagir é ter o discernimento para não reagir. Escolha um espaço em sua casa e torne-o no vosso canto ZEN, para onde você pode ir, ou para onde pode encaminhar o seu filho até ele se acalmar.

2. Torne-o gestor das consequências. Se o seu filho teve um comportamento contra as regras que estabeleceram, quando ele sair do canto ZEN, deixe que seja ele a indicar a consequência que considera justa para a situação. Deixar que seja o seu filho a escolher, vai não só ensinar-lhe o poder do auto-controlo e da auto-disciplina, como vai responsabilizá-lo e manter a sua dignidade intacta.

3. Passe tempo de qualidade em família. Faça sentir ao seu filho que o ama, que se preocupa, que gosta de passar tempo com ele. Muitas vezes o bater vem na sequência das birras e essas, por sua vez, são uma estratégia quase sempre eficaz de cativar a atenção dos pais. Comece a encurtar caminho.

4. Demonstre atenção positiva, valorize os bons comportamentos do seu filho, elogie as pequenas coisas. A maioria das crianças demonstra comportamentos disruptivos porque sabe que é através do mesmo que consegue cativar a atenção dos pais. Inverta os sentidos, ignore os comportamentos para chamar à atenção e recompense os comportamentos que quer ver repetidos.

5. Ame e abrace, tanto quanto puder e sempre que quiser.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s