Promovido a irmão mais velho

bigb

ALGUÉM PEDIU UM BEBÉ?

“Receber” um bebé na família, pode efectivamente agitar o mundo do(s) outro(s) mais pequeno(s) lá de casa.

Quando nasce um “mano” ou uma “mana” é normal que o seu filho retome alguns dos hábitos antigos e já extintos, ie, regresse o falar à bebe e até as birras podem aumentar em extensão, dimensão e duração.
O segredo é estar preparado. Estar preparado é mais de meio caminho andado para se sentir capaz de lidar com a situação.

Com um recém nascido torna-se complicado dar igual atenção a quem ou ao que quer que seja, mas tente sempre que possível passar uns minutos exclusivos com o “mano crescido”. Aproveite, por exemplo os intervalos em que o bebé dorme.

Importante é também envolver o seu filho nas tarefas, nas rotinas e no cuidar do bebé, é verdade que por vezes ele pode atrapalhar mais do que ajudar, nessas alturas tente não reagir de forma irritada e desgastada e lembre-se quão importante é para o seu filho sentir que continua a ser parte activa na família e que a ajuda dele é preciosa para os pais. Dê-lhe tarefas e faça sentir que sem ele tudo seria mais difícil.

Não altere as regras que estavam instituídas antes de o bebé nascer, é importante que o seu filho sinta que além da chegada do irmão ou da irmã nada mais mudou em casa. As regras existem não para delimitar o que as crianças podem ou não fazer, mas para lhes dar segurança.

Tenha em atenção que ao dizer “agora és o mano mais velho” ou agora “tens de tomar conta do teu irmão/tua irmã” tem como objectivo incutir responsabilidade, mas não se esqueça que o seu mais velho continua e continuará a ser o seu bebé e de vez em quando precisa de ser tratado assim.

Sejam felizes!

Cristina Nogueira da Fonseca

Anúncios

One thought on “Promovido a irmão mais velho

  1. Pingback: “Promovido a irmão mais velho” | Psicólogos e Psicologias

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s