“Diz obrigada à senhora”

GratidãoFF

GRATIDÃO tem um papel primordial na noção de felicidade humana, segundo diversos estudos do campo da Psicologia Positiva é “uma das poucas coisas que pode verdadeiramente mudar o nosso caminho e a nossa vida”

Pessoas gratas apresentam níveis de bem-estar e felicidade mais elevados, tendem a ser mais saudáveis e inclusive dormem melhor. Pais e filhos gratos,também.

Ajudares o teu filho a ser grato não se trata só de lhe dizeres “diz obrigada à senhora” ou evitares os desgostos que te levam a verbalizar um sofrido e sentido “és um mal agradecido”, trata-se de os ajudares a focar-se na única gratidão que é libertadora, a das pessoas e da vida que vos é dada todos os dias.

Como é que podes fazer isso?

Agradece-lhe com frequência – As crianças aprendem a satisfação do agradecimento, quando experienciam em si as emoções que lhes estão associadas.

Agradece a outros com frequência – Podes dizer ao teu filho para ser grato, mas ele vai perceber e aprender muito rapidamente se te vir fazer. Começa por ser grato em casa com o teu amor adulto “ Obrigada por este jantar maravilhoso”, “Obrigada por teres tido paciência comigo hoje” .

É um cliché dizer que se o teu filho tiver tudo o que quer com o estalar de um dedo muito dificilmente se sentirá grato ou sentirá a satisfação plena de conquistar ou atingir algo, mas é verdade. Deves dar ao teu filho o que ele precisa mas deves obrigar-te a criar-lhe oportunidades para que ele conquiste o que quer.

Recorda-lhe em respeito que não pode dar as coisas como garantidas, por exemplo na altura do refilar dos legumes podes usar algo como “o que queres realmente dizer é obrigada mãe/pai por teres dedicado o teu tempo a cozinhar para nós”, ele até podem nem gostar ou estar grato pelo que está no prato, mas devem ser gratos pelo cuidado e dedicação de cozinharem para eles.

Retribuam. Brinquedos, caminhadas solidárias, voluntariado, donativos, mas acima de tudo explica-lhe porque o estão a fazer. Não te esqueças de dizer ao teu filho o impacto que o vosso gesto pode ter na vida dos outros.

Faz com a tua família o diário da gratidão. Todos os dias antes de se irem deitar encontrem todas as coisas fantásticas que vos aconteceram durante o dia e registem-nas. Podem começar o diário por “Somos gratos por nos termos uns aos outros”, fica a ideia.

Grata,

Cristina Nogueira da Fonseca

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s