O Dinheiro não caí das árvores.

Um dos principais motivos que leva os casais a discutir é o dinheiro. Outro dos motivos que leva os pais a discutirem com os filhos é o facto de não quererem gastar dinheiro em coisas tontas (do ponto de vista do adulto).

Costuma dizer-se que “o dinheiro não traz felicidade, mas acalma os nervos”, uma outra forma de miúdos e graúdos terem um relação menos stressante com o dinheiro é aprender a geri-lo (esta parte é dos graúdos) e aprender a sua importância e real valor (esta parte é dos miúdos).

Ficam aqui umas dicas para que a pequenada perceba que o dinheiro não caí das árvores:

Amealhar – Verdade que os porquinhos mealheiro são giríssimos mas na realidade não permitem aos pequenos perceberem quanto dinheiro estão realmente a juntar. Usem um frasco transparente.

Money1

Usa Dinheiro. Usares dinheiro vai dar-te uma real noção de quanto estás a gastar. Os cartões de débito e crédito levam-te a gastar sem teres real noção de quantas notas são. Deixa que o teu filho entregue o dinheiro por ti.

Joga ao monopólio (ou jogos similares) – aprendam transações, juros, rendas, luz, àgua e até o que acontece quando não se tem dinheiro para pagar, a malfadada prisão sem passar pela casa de partida!

– Imprime notas equivalentes ao rendimento que todos os meses entra em vossa casa. Separa o dinheiro da vossa renda, da prestação do carro, todas as despesas fixas que têm mensalmente e vai retirando à medida que forem gastando ao longo do mês.

– Se te sentires confortável dá-lhe uma mesada ou semanada e ensina-o a ter um registo de onde gasta o dinheiro. Se por exemplo o teu filho te pedir para comprar algo que ele quer mas que não é importante, explica-lhe quantas semanadas tem de guardar para o adquirir. Mas dá-lhe oportunidade de alcançar o seu objectivo.

Não sejas forreta com o tempo, a longo prazo vai valer a pena teres investido em desenvolver uma relação positiva entre o teu filho e o dinheiro.

Cristina Nogueira da Fonseca

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s