Cresce e aparece!

cfd884c0c11698117d767a31337797ca

A abordagem da parentalidade positiva tem vindo a crescer cada vez mais nas preferências dos pais, todos querem (e ainda bem) ser pais mais positivos, mas apesar de estar na moda, a parentalidade positiva não é algo novo, desde sempre que pais extraordinários tratam os seus filhos à luz da parentalidade positiva, ou seja, com respeito, consideração, ensinando responsabilidade, encorajando e aceitando conscientemente o seu poder enquanto pais, permitir aos filhos que cresçam para uma vida tranquila na qual se sintam aceites, confiantes e amados.

A parentalidade positiva está muito longe da permissividade (como por vezes é encarada por outros pais que se sentem mais confortáveis exercendo poder), não se trata de “deixar o menino fazer tudo” mas sim de “permitir ao menino ser tudo” criar crianças confiantes, que sejam capazes de tomar as suas próprias decisões e para que isso aconteça é necessário ter liberdade para serem, para escolherem e para testarem.

ea3af1fee03f07e2df72bca1ab23a357

O maior desafio dos pais corajosos que fazem da parentalidade positiva a sua filosofia é mesmo esse, encontrar o balanço entre a paciência e a indulgência e entre a estrutura e a liberdade, mas na realidade quanto mais permitirmos aos nossos miúdos que tomem decisões sozinhos (mesmo que pequenas decisões) mais independentes e confiantes se tornarão.

Podes por exemplo:

  • Deixá-lo escolher a roupa;
  • Permitir que escolha o lanche que quer levar para a escola
  • Colocar toalhas, roupa e colheres num lugar que ele alcance para que possa utilizar quando precisa
  • E por aí fora…

Sentes dificuldade em deixar o teu filho escolher? Pensa no teu porquê. Tens medo que falhe? Que sofra? Tens medo que ele falhe e tu sofras? Que as coisas se partam? Que alguns ossos se partam? Achas que ele ainda é imaturo ou muito pequeno para tomar decisões? Responderes-te a estas perguntas é um excelente exercício para começares a trabalhar a tua própria independência…mas em relação ao teu filho 🙂

CNF  

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s