Mais de 3 foi a conta que Deus fez?

von-trapps

Famílias com três ou mais filhos são mais felizes!!

A Eurostat publicou o seu relatório anual sobre felicidade entre os estados membros e como já vem sendo hábitos os países escandinavos ocupam os lugares de topo na tabela, Portugal também por lá anda, lá pelo meio da tabela, ou seja, não somos felizes, mas também não somos muito infelizes, “vamos andando”.

Mas um dos detalhes mais interessante deste relatório  surge nas famílias. Mais precisamente nas famílias que têm três ou mais filhos, as famílias numerosas surgem como tendo mais probabilidade de serem mais felizes que as famílias com um ou dois filhos.

Mas será que basta ter uma quantidade de putos para aumentar desde logo os níveis de felicidade da família? Nã.

Correlação e causa são coisas diferentes, a verdade é que ter três ou mais filhos transforma tudo numa actividade de grupo, ser filho único ou ter só um irmão aparenta estar correlacionado com aborrecimento ou “enciumites” agudas.

Quando as famílias são grandes, há sempre um melhor amigo, uma distração, alguém para brincar, alguém para ajudar no dia a dia ou simplesmente na gestão e resolução de um momento ou de uma emoção, há sempre alguém para discutir, para fazer valer uma opinião e para testar identidade.

Eu cá digo (e há estudos que me dão razão) que as famílias numerosas são mais felizes porque nelas não há grande espaço para egoísmo ou egocentrismos, não há lugar para os individualismos exacerbados, há espaço e tempo para as crianças crescerem num processo mais individualizado, mais reflexivo e menos focado nos “problemas dos adultos” e a partilha já lhes faz parte da vida, não é algo que seja necessário treinar, está lá. Partilhas roupas, brinquedos, livros, comida e afectos desde sempre.

Cristina Nogueira da Fonseca

 

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s