Desafio – 30 dias de Conversa

Desafio – 30 dias de Conversa

Objectivo: Tagarelice familiar

ff-desafio-30-dias-de-conversa

Para alguns de nós adultos falar com as crianças pode ser uma coisa assustadora, ora porque não sabemos o que é apropriado falar, ou porque levamos a tampa do silêncio, porque não somos criativos ou pura e simplesmente porque não somos nós mesmos os maiores e melhores conversadores.

Conversar é um gesto de intimidade entre duas pessoas que partilham ideias e que têm um objectivo comum, criar relação.

Como é que se ultrapassa a barreira do não saber o que dizer e se lida com o desconforto inicial na construção de zonas de intimidade?

Primeiro não podemos deixar as “conversas” só para os puxões de orelhas, conversas sérias ou chamadas de atenção. O hábito de trocar ideias têm de existir na maioria dos momentos possíveis.

Começa no carro de manhã ou ao fim do dia, no levantar da mesa depois de jantar, incorpora a conversa nas tarefas do vosso dia-a-dia, tornando-a tão normal como todas as outras coisas que precisam de fazer para subsistirem e existirem enquanto família.

Quanto mais vos for comum falarem de assuntos normais, divertidos ou tontos menor se torna o bloqueio e a dificuldade de acesso ao outro quando o assunto se tornar mais sério.

Toca a tagarelar, a descobrir coisas extraordinárias sobre os vossos filhos e cá vos espero com notícias daqui a 30 dias.

Atenção: é de salutar pais que permitam aos miúdos também fazer perguntas mas estejam preparados para perguntas à altura de gente graúda.

Cristina Nogueira da Fonseca

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s