Educar para a Auto-estima pelas forças – Braga

PORQUÊ?

Grande parte dos pais têm preocupações relativamente à educação das crianças e jovens. Querem promover valores e virtudes, querem educar crianças com bons princípios, com um bom carácter e com traços de personalidade que sejam socialmente valorizados.
Também outros profissionais, nomeadamente educadores, professores e técnicos de intervenção familiar, têm preocupações no sentido de promover um bom carácter naqueles com quem trabalham.

Mas quais a vantagens em promover virtudes e forças de carácter nas crianças, jovens e pais/famílias?

A Psicologia Positiva indica que ter um bom carácter é um dos factores que permite às crianças e adolescentes crescer e prosperar. Peterson e Seligman introduziram uma classificação de bom carácter assente em virtudes e forças de carácter.
De acordo com este modelo, a utilização das nossas forças tem uma motivação intrínseca na medida em que geram um sentimento de aprendizagem e fortalecimento, provocam entusiasmo, alegria ou sentimento de realização e não são praticadas por motivos externos (ex.º dinheiro ou fama)

Assim, seja directamente com as crianças e jovens, ou com os pais/famílias, é importante que os profissionais estejam providos de um conjunto de ferramentas e princípios que lhes permitam usar uma abordagem positiva e que estimule as forças de carácter daqueles com quem se cruza .

Nesta oficina de dois dias, falaremos de psicologia positiva e da sua aplicabilidade nos contextos familiares e educativos, abordaremos as forças-core na promoção e construção de uma noção de si capaz e positiva, reflectindo para cada uma delas sobre o que são, que importância têm, como estimulá-las e que desafios poderão envolver.

Por crianças e jovens e futuros adultos que se auto-estimam!

PROGRAMA

DIA 1
Psicologia Positiva

A Psicologia Positiva é uma área científica, multifacetada, convergindo variadíssimas áreas de investigação, que destacam a importância de incrementar e cultivar o que de melhor existe nos seres humanos: emoções positivas, características positivas, como as virtudes e as forças de carácter, e instituições positivas, baseadas no sucesso e no potencial humano De acordo com Martin Seligman (2011), a Educação positiva é uma visão da educação que procura os pontos fortes das crianças, o que lhes permite alcançar o seu potencial absoluto.

Introdução à Psicologia Positiva
Felicidade & Bem-Estar
Emoções Positivas
Forças
Significado e Propósito
Relações Positivas

DIA 2
Forças de Carácter

As forças de carácter podem ser conceituadas como características positivas que se reflectem em pensamentos, sentimentos e comportamentos. Apresentam-se em níveis distintos para cada indivíduo, podem ser mensuradas e são influenciadas tanto pelo contexto – família, escola, pares e comunidade – quanto pela hereditariedade.

  1. Gratidão
  2. Coragem
  3. Bondade e Optimismo
  4. Inteligência Social
  5. Auto-controlo
  6. Curiosidade e Criatividade

Destinatários: Educadores, Professores, Psicólogos, Sociólogos, Educadores Sociais, Técnicos a desempenhar funções com crianças e famílias, Pais

Horário: 09:30H – 17:00H

Data: 7 e 8 de Fevereiro de 2020

Investimento: 200€ – Duzentos euros (Isento de IVA) Inclui certificado+manual+ dinâmicas

Começar a viagem? Solicitar ficha de inscrição no formulário de contacto abaixo. Para uma voz simpática com mais informações, ligue 91 60 800 10

2020-02-07T09:30:00

  days

  hours  minutes  seconds

until

Are you ready?